terça-feira, 2 de agosto de 2011

O sofrimento é opcional

tempo de germinar

A vida é impermanente aceite você ou não, até mesmo o mais forte dos metais se deteriorará e deixará de existir. Não aceitar a impermanência das coisas é o que dá início ao sofrimento, ou em outras palavras pode-se dizer que é por causa da resistência ao que é que o sofrimento nasce em nós. Mas o sofrimento existe não por causa da impermanência das coisas e sim porque cremos na permanência delas. Ter consciência da efemeridade da vida faz com que a encaremos com mais alegria e disposição para a mudança.

Aceitaríamos mais facilmente o fato de que nossos entes mais próximos um dia deixarão de existir e daríamos mais atenção a eles agora aproveitando enquanto ainda estão conosco na forma física. Mas ninguém dá atenção a isto, fingimos que as coisas são estáveis com medo de sofrer e tentamos segura-las com todas nossas forças temendo que elas possam acabar indo embora mais rapidamente do que desejamos, como por exemplo o trabalho, dinheiro, beleza física, posição social, fama, etc... Estão todos tentando tornar a vida o mais permanente possível fazendo vista grossa para a impermanência. A indústria da juventude com suas plásticas, cremes e tecnologia está a todo vapor tentando suprir a necessidade das pessoas em se manterem o mais permanente possível.

Relacionamentos infelizes muitas vezes são mantidos em nome da estabilidade e permanência, o medo do novo e do desconhecido toma conta da mente das pessoas e se apodera de suas consciências. Se elas vivessem mais o hoje sem temer o amanhã não haveria tanta infelicidade, partiríamos de uma etapa a outra sem o medo da mudança. Esquecemos que sempre que deixamos algo para trás é porque algo melhor ainda está para chegar.

Essa é a fantástica beleza dos ciclos da impermanência, uma flor é linda e dura pouco, as pessoas tem paixão pelas flores porque querem aproveitar sua beleza antes que acabe, sabem de sua curta duração. Assim deveria ser, aproveitar agora as coisas que chegam até nós enquanto elas existem e estão lá. Já imaginou se tudo fosse fixo e permanente? Um perfume cuja fragância não acabasse mais? Cada nova rosa que nasce é diferente da outra e isso as tornam muito especiais, assim como os ciclos da vida que precisam terminar para que os novos cheguem e se manifestem.

Ao invés de lamentarmos as instabilidades da vida como a orígem dos nossos sofrimentos deveríamos agradecer e aceita-las, pois é através da consciência delas que podemos torna-la mais proveitosa, leve e alegre.

Ugo Micael Ventura
http://tempodegerminar.blogspot.com/

Um comentário:

  1. TODAS ESSAS AFIRMAÇÕES SÃO INEGÁVEIS MAS PREFERIMOS FAZER DE CONTA QUE NÃO É ASSIM OU FINGIR QUE NOS ESQUECEMOS DISTO,ENTÃO ABRAÇAMOS A MESMICE E A NORMALIDADE,INFELIZMENTE,..ISSO SIGNIFICA..VOU CONTINUAR DORMINDO.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...