quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Quem sou EU?


Dando um nó na cabeça.

Já se fez a pergunta "quem sou eu?", parece fácil responder não é? Existe uma famosa frase que diz "conhece-te a ti mesmo" que é interpretada pelas pessoas como saber quais são seus gostos pessoais, desejos, felicidades, preferências, etc... Mas isso não é conhecer-se de verdade, para conhecer-se é necessário ir um pouco mais fundo. Alguns dirão "sou o fulano, médico, empresário, dentista, etc.".

Isso também nada diz a respeito de quem você é pois são condições de sua vida, veja só, seu nome não revela quem é você, ele lhe foi dado para que você pudesse ser identificado no mundo, para ter uma identidade que o definisse como alguém. Sua profissão muito menos diz algo sobre quem você é e sim sobre sua aptidão com relação ao que gosta de fazer produtivamente. Alguns mais espiritualizados dirão "sou a alma" ou "sou algo maior", o que no fundo não deixa de ser verdade, mas não revelará muito pois ainda está na superfície da palavra. Bem, a verdade é que nada do que você possa pensar ou falar externamente te mostrará quem você realmente é. Isto é uma coisa que você terá que descobrir por si só, sentindo, porque o máximo que dá para fazer é apontar para onde está, mas quem perceberá é você mesmo.

Uma boa pista pode ser achada nas posses como "meu corpo","meus pensamentos", etc. Você poderá dizer que você é o seu corpo, mas pense bem, se o corpo é seu então entende-se que ele tem um dono, VOCÊ, quem é esse você? Igualmente quando diz "meus pensamentos", de imediato sugere que você não é seus pensamentos e sim que os pensamentos são seus, então quem é o EU que pensa?

O EU que é dono do corpo, dos pensamentos, que tem uma personalidade com gosto disso e daquilo é que é o verdadeiro vocÊ. Ele é aquele que observa, é aquele que está consciente de si mesmo, é o SER irremovível, estático, está lá o tempo todo, nunca nasceu nem nunca morreu, é a fonte da alegria e do amor, é aquele que simplesmente é. Todo o resto você pode jogar fora, seu nome, seus gostos, suas posses, etc... Tudo isso é solto, mas o SER é fixo, é sua essência, sua verdadeira vida e quando você realizar isso perceberá que não existe morte, porque mesmo com a morte você continuará sendo você.

Muito obrigado
Ugo M. Ventura
http://tempodegerminar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...