terça-feira, 10 de março de 2015

Grupos sociais


Feminismo, machismo, racismo, vegetarianismo, entre outros, na verdade nada mais são que grupos sociais criados pelo ego para fazer as pessoas sentirem-se diferentes, especiais, elas entram nestes grupos e separam-se dos demais como "nós e eles", sendo nós o grupo que está certo, e eles o restante errado. Pessoas assim estão totalmente inconscientes, elas vivem uma grande ilusão, a ilusão de incorporar um papel, seja de grupo ou isoladamente, e passam a vive-lo como se fossem elas próprias. Nada poderia estar mais distante de si mesmo do que a ilusão de um papel representado.

Alguém pode dizer "sou vegetariano", quando na verdade ser vegetariano nada diz a respeito de alguém, apesar da causa ser nobre pois preza pela vida de outros seres, é apenas uma preferência alimentar e não a realidade de quem ela é. VocÊ percebe que está representando um papel quando mistura aquilo que faz com quem você é, ou quando se torna contra outros que não pensam como você, como no caso dos vegetarianos radicais, o repúdio de quem não tem a mesma preferência alimentar que eles. A mesma coisa acontece em outros tipos de grupos, como os ciclistas que se juntam em grupos de mesmo gosto e ideal e se tornam críticos de outros meios de locomoção.

Um grande sábio disse há milhares de anos atrás, entre no rio mas não se molhe, ou seja, vocÊ pode experimentar, desde que não assuma a ilusão de uma nova identidade, desde que não confunda aquilo que faz com quem você realmente é, desde que não se identifique com algo diferente de você mesmo e caia no truque do papel representado. Quando você perceber que está sentindo-se mais ou menos do que alguém, fique alerta, o ego está no comando se passando por você através destes papéis, pois ninguém é mais do que ninguém, do mesmo jeito que ninguém é menos do que ninguém, estamos todos inseridos nesta grande nave cósmica chamada terra, evoluindo e procurando pela nossa própria totalidade.

Ugo Micael Ventura
http://tempodegerminar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...