Meditar não é o estado sonolento desligado do mundo que muitos acham, pelo contrário, é estar em atenção, permanecendo sem pensamento mas atento ao mundo externo. Uma cidade barulhenta é um ótimo local para praticar a meditação, bem como no meio da natureza, onde há sons e vida abundantes acontecendo ao redor do meditador. Estes ruídos servem para aumentar o estado alerta e de presença do meditador.
Com o costume meditamos enquanto comemos, dirigimos, tomamos banho, quando estamos fazendo algo e até mesmo em pé na fila do banco, etc. Não há a total necessidade de estar em posição de lotus e com os olhos fechados para meditar.
Meditação é o ato de estar no agora, ansiedade significa estar fisicamente no agora mas com o pensamento no futuro. Estar totalmente presente no agora tanto fisicamente quanto mentalmente é a essência do estado meditativo.
Existe uma boa ilustração deste estado alerta, no final do filme Matrix 1 o personagem Neo entra em contato com seu ser, assume a total posse de seu corpo e então extremamente alerta e com a mente vazia consegue desviar dos projéteis disparados contra ele. É claro que humanamente é um exagero, mas mostra bem o que é estar alerta e totalmente dentro de seu corpo.
Escutar os ruídos externos sem processar as informações, sem julga-los, apenas deixar que eles existam, seja a buzina de um carro, o latido estridente de um cachorro, alguém falando ao redor ou o som de uma cachoeira da natureza aliado à presença é o caminho para nos integrar com a essência divina que somos, a conexão de paz e alegria que já existe dentro de nós que estão encobertos pela tagarelice mental incessante que só serve para nos distanciar de quem realmente somos.
As pessoas estão ausentes, coisas acontecem ao seu redor sem que de fato percebam. O Agora se tornou apenas num meio para se atingir um fim, o mundo está inconsciente. Ao alimentarem-se não mastigam nem saboreiam aquilo que colocam na boca, pois estão com os pensamentos no que virá a seguir. Ao final de um dia, entram no chuveiro e mal percebem o que estão fazendo, tudo está no automático, só existe espaço para imaginar o que acontecerá depois em verdadeiros filminhos mentais. Toda essa loucura está na hora de terminar, séculos e mais séculos de inconsciência se passaram e o ser humano aprendeu a se distanciar cada vez mais dos outros e de sua própria natureza.
Ser um meditador é ser um praticante de tudo, colocar a meditação em todas as tarefas do dia e não apenas em alguns reservados minutos, é necessário utilizar o corpo de maneira real, afinal estamos vivos e ele é o nosso contato com o mundo, por isso experienciar com consciência é manter conexão com nossa divindade, que é a mesma que está presente em todos os seres.
Já é normal chegarmos em determinada idade com a sensação de que "a vida passou", "o que fiz de verdade", "não fui feliz" ou então "era feliz e não sabia", pois está tudo descompassado, passado, presente e futuro se embaralham e desnorteiam a vida daqueles que não aproveitam o hoje para viver, daqueles que acham que só o futuro será um lugar melhor. Que tal começar a viver de verdade, hoje? O hoje é que é legal.
Meditar com tudo aquilo que fazemos é viver, e a vida é o nosso treinamento, portanto vamos aproveitar todos os sentidos para torna-la mais prazeirosa e saudável AGORA.
Ugo Micael Ventura
http://tempodegerminar.blogspot.com/
Ugo Micael Ventura
http://tempodegerminar.blogspot.com/
Tudo o que vc escreve é tão sincero, vem da alma e toca a alma das pessoas...Obrigada por partilhar dessa sabedoria e desse amor!
ResponderExcluir