O que diferencia o conhecimento da sabedoria não é a quantidade de informações que conseguimos acumular e sim quanta verdade conseguimos enxergar.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Esteja Presente
Onde quer que você esteja dê uma parada, 5 minutos que seja, estar presente no agora é uma coisa bastante agradável de se fazer, tente, sentado aí mesmo em sua cadeira, pare por uns instantes e enquanto lê esse texto respire de forma consciente, desligue os pensamentos, preste atenção à sua respiração, sinta o subir e descer do ar em seu abdomen; ele entra fresquinho, vai até os pulmões e sai quentinho pelo nariz; mexa devagar os dedos dos pés contra o chão ou dentro dos sapatos, sinta todo o seu corpo e o que acontece com ele; escute o que acontece ao seu redor sem julgar o que ouve, apenas ouça, deixe-se levar pelo que está acontecendo agora, concentre-se neste momento; se sentir uma coçeira, coçe, mas não pense a respeito, utilize a coçeira para se colocar mais em contato consigo mesmo.
Se ouvir uma buzina lá fora apenas ouça-a, não fantasie, deixe que ela exista; se alguém estiver conversando por perto não tente entender o que falam ou pense a respeito do que escutou, apenas escute; se não estiver acontecendo nada ao seu redor fique somente em seu corpo, esteja atento as suas sensações; se caso se perder nos pensamentos não tem problema, volte para sua respiração, seu corpo. Uma folha não pensa a respeito do vento nem de si mesma, ela apenas balança e é assim que relaxamos, deixando-se levar; se começar a sentir um bem estar, uma calma interior, isso é meditação; meditação é simplesmente existir, viver o momento presente sem interferir, sem julgar, apenas ser, igual a folha que balança com a ação do vento. Isso é extremamente prazeiroso de se fazer em qualquer lugar, no escritório, na praia, no campo, na academia e até mesmo num congestionamento.
Aproveite esses e outros momentos apenas para existir e com o tempo você perceberá que algo dentro de você começará a mudar.
Ugo Micael Ventura
http://tempodegerminar.blogspot.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário